Glossário

Acho muito importante que antes de mergulharmos em textos e definições a respeito de todas as questões que tangem o feminismo e as mulheres (sejam elas cis ou trans), fazermos um pequeno glossário que vai ser muito útil nessa nossa caminhada.

Existem outras questões importantes de serem pontuadas e explicadas e que, ao longo das postagens aqui no blog, procuraremos elucidar.

Não temos todos os termos e definições de palavras que vocês poderão encontrar aqui. Tanto em textos escritos por nós colaboradoras, quanto materiais disponibilizados para download. Por isso ressalto que qualquer dúvida ou colaboração para o glossário, enviem-nos um email womansplaning@gmail.com .

Lembrando que, gostaria de agradecer ao pessoal do http://incandescencia.org por permitirem que o Glossário fosse retirado do site. Espero que esse seja um material útil à todxs vocês que lêem o blog!

  • Apagamento (apagar): Apagamento é a tendência a não contemplar, excluir, remover, ignorar e substituir menções a uma minoria mesmo diante da relevância confessa dela em face da contemplação de outras de mesma importância/relevância no contexto.
    Um exemplo extremamente comum é utilizar a palavra “homofobia” como um genérico do preconceito contra pessoas não-hetero, como se (a) “homofobia” abarcasse todas as outras orientações sexuais minoritárias em si (b) estivesse contemplando todas as pessoas vítimas de violência heterossexista (c) toda forma de violência heterossexista fosse contra pessoas homo (apagamento).
    Outros exemplos próximos são o uso da sigla LGBT com intenção de significar minorias de diversidade sexual (“é preciso respeitar as pessoas LGBT”); a alteração das orientações sexuais que fogem à mononorma no registro histórico (“Ana Carolina, cantora homossexual”).
  • Capacitismo (capacitista): Capacitismo é a discriminação de pessoas com deficiência, isto é, de pessoas que recebem deficiência de um mundo inacessível a elas como uma classe desconsiderada pelas estruturas.
  • Classismo (classista): Que utiliza análises de classes para entender as opressões. Um exemplo de análise de classes é a nomeação da burguesia (a elite que detém direitos sobre a os meios de produção) e do proletariado (a massa cujo único bem significativo é a própria força de trabalho).
    • Não confundir com classicismo (classicista): discriminação de pessoas com base na sua classe social, manifestado como uma aversão, ódio, desprezo por pessoas pobres.
  • Cisgênero (cis): Cis são as pessoas cujo gênero que afirmam é o mesmo que aquele que lhes foi designado no nascimento. São as pessoas que não são trans*. Um homem que, ao nascer, foi designado homem, e que hoje afirma ser homem, é um homem cis.
  • Cissexismo: Cissexismo é um conjunto de noções que estabelecem as pessoas trans* abaixo das pessoas cis, normalmente de forma institucional. A noção de que o gênero é definido pelo corpo, de que uma mulher ou homem deve ser de uma determinada forma, de que corpos trans* são bizarros, de que existem apenas dois gêneros fixos, etc.
  • Especismo (especista): Especismo é a discriminação com base na espécie do indivíduo. Atualmente, o especismo justifica que animais não-humanos sejam utilizados como alimentos, transporte, cobaias, entre diversos outros usos, sem que nenhuma pergunta seja veementemente levantada sobre as implicações morais destes usos.
  • Estabelecimento: O Estabelecimento é a situação atual e, principalmente, o poder vigente que a sustenta. Serve para designar ao mesmo tempo as coisas como elas estão atualmente, e também as instituições que as mantém desta forma. É um conceito utilizado principalmente por anarquistas, que consideram que o Estado integra (e sempre integrará) uma estrutura de poder concentrado, e principalmente que, atualmente, serve como defensor, produtor e reprodutor da opressão.
  • Ideologia (ideológico): Ideologia é um conjunto de discursos que fazem aparentar falsamente que os interesses de quem sustenta o poder são os interesses de quem está sofrendo a opressão. A ideologia é uma forma de convencer a classe oprimida de que a situação atual é natural, normal, esperada, inevitável, de que sempre foi como está, de que sempre será desta forma.
  • Intersecionalidade (intersecional): Intersecionalidade é a contastação de que as diferentes formas de opressão, discriminação e destruição não agem separadamente sobre suas vítimas, e o reconhecimento de que é preciso re-centrar os esforços de resistência para que (a) não reproduzam estas formas de opressão, retendo assim certos privilégios na luta para destruir outros (b) a luta seja realmente pela libertação de todos os sujeitos colocados, ao invés de somente os sujeitos colocados que não sofrem outras opressões diversas.
  • Monossexismo (monossexista): Monossexismo é a priorização dos interesses e da contemplação de orientações sexuais que referem-se à atração por um único gênero (homossexual e heterossexual).  Uma atitude monossexista é, por exemplo, presumir que um homem que se relaciona com homens é necessariamente gay (homossexual). (Ver apagamento)
  • Reformismo (reformista): Forma de encarar as causas sociais e o anticapitalismo que descarta a luta de classes e a necessidade de empreender uma revolução, frequentemente de forma a descartar também métodos violentos de protesto e ações radicais no geral. O reformismo é, necessariamente, a ideia de que devemos permanentemente melhorar a situação trabalhando dentro do sistema, e aliando as classes, sem nunca empreender um esforço revolucionário que modifique o sistema de baixo para cima.
    • Não confundir com reforma: melhoria no sistema atual, empreendida através da luta organizada, que não necessariamente descarta a necessidade de uma ruptura com o sistema, e sua transformação radical.
    • Reformismo – Arquivo Marxista
  • Sexodiverso (pessoa sexodiversa): Termo guarda-chuva para todas as pessoas que não são heterossexuais e/ou não são cisgêneras (ver definição de cisgêneroneste mesmo glossário). Este termo é utilizado ao se falar sobre diversidade sexual para não apagar nenhuma identidade que desvia da heteronormatividade e da cisnormatividade. Pessoas bissexuais, panssexuais, homorromânticas, transgêneras, são alguns exemplos de pessoas sexodiversas.
  • Trans* (pessoa trans*): Termo guarda-chuva para todas as pessoas cujo gênero é diferente daquele gênero que lhes foi designado no nascimento. Uma mulher que, no nascimento, foi designada um homem, por exemplo, é uma mulher trans*. Uma pessoa que identifica-se nem como homem, nem como mulher, mas que foi designada mulher no nascimento, é um outro exemplo de pessoa trans*.
    • Trans* termo guarda-chuva – Transfeminismo
    • Sororidade – Sororidade vem do latim, soror (irmã), e significa irmandade entre mulheres. De maneira prática, designa os momentos e alianças em que mulheres estão unidas entre si, destruindo os mitos de rivalidade, de que mulheres são falsas etc.

Recomendo também o glossário do Questões Plurais.

Aproveitem e utilizem esse glossário para esclarecer suas dúvidas sobre termos utilizados. Qualquer outra dúvida, entrem em contato através do nosso email womansplaning@gmail.com ou então deixe seu comentário.

Confiram o http://incandescencia.org

Também recomendo o http://euquesouintolerante.wordpress.com excelente blog de outrxs companheirxs de luta.

Obrigada, e até o próximo post!

Amélia Autumn

2 comentários em “Glossário

  1. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make your point. You obviously know what youre talking about, why throw away your intelligence on just posting videos to your site when you could be giving us something enlightening to read? fddefcddkkkg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s