Metal Gear Solid V e o estereótipo personificado

Metal Gear Solid V e o estereótipo personificado

Primeiramente, preciso dizer que desde a infância sou muito fã da série Metal Gear Solid. Snake é um dos meus personagens favoritos e eu simplesmente adoro aquela jogabilidade, sou muito fã de jogos stealth. Segundamente, também é necessário que eu te informe, queridx leitorx, que eu não joguei Metal Gear Solid V ainda. Por falta de tempo, por falta de dinheiro. Todo mundo sabe como games estão caros aqui no Brasil, mas isso é assunto pra outro post. Minhas opiniões sobre o assunto aqui tratado são referentes ao que eu li sobre Quiet, aos vídeos que assisti, e sobre o merchandising da personagem. Vamos lá então?

Vale lembrar que, apesar de eu não ter jogado MGS V, existe alguns spoilers brandos sobre a personagem aqui nesse post. Esteja avisado, marujx!

JPtsIvu

Prazer, esta é a personagem da qual vou falar neste post. Seu nome é Quiet, e Quiet tinha tudo pra ser uma nova personagem favorita pra mim. Ela é uma sniper russa veterana de guerra dos anos 80. Legal, né? Poderia ser, se Quiet não fosse o estereótipo feminino nos games personificado.

Quiet sofreu grandes lesões em seu corpo logo no começo do jogo, e por isso foi tratada experimentalmente, dando-a ela poderes especiais(porque a ciência funciona assim mesmo.) Por causa dos parasitas instalados em seu corpo, Quiet passou a respirar pela pele, ao invés das narinas. Então ela precisa do máximo de pele exposta para não sufocar. Outro problema é que os parasitas liberam alguma forma de toxina ou qualquer coisa do gênero que pode ser letal à Quiet quando ela fala, dando origem ao seu novo nome, que significa Quieta em português. É por isso que ela não fala, usa biquini e meia-calça rasgadinha.

quiet

Se a explicação sci-fi te impressionou e você acha que poderia dar à Quiet uma backstory interessante, o que realmente poderia, você realmente acha que justifica ela usar esse tipo de vestimenta na por*a do Afeganistão? Se ela precisa ter pele exposta por causa dos parasitas, precisava mesmo ser um “biquini cavadão”?

Quiet poderia usar um top que não sugerisse que seus seios poderiam saltar pra fora com qualquer movimento, poderia não usar uma luva bizarra cobrindo boa parte de seu braço esquerdo sem motivo aparente e uma meia calça que na verdade abafa bastante a pele, tendo um buraco aqui e ali, como sugere a fan-art abaixo:

Backstory feito para caber um projeto sexualizada vs. um design feito para caber uma história de fundo que requer um personagem para usar roupas mínimas.
“Backstory feito para caber em uma personagem sexualizada VS um design feito para cabe em uma backstory que requer a personagem usar roupas mínimas”

Mesmo com todas essas evidências, desculpas esfarrapadas e discussões, ainda existem muitos fãs que não dão o braço a torcer de que Quiet foi feita pra ser uma gostosa quieta. Tudo bem que a personagem tenha profundidade, aliás, excelente. Mas se ela não foi feita de forma sexualizada pra seduzir pre-adolescente machista, então me explique essa boneca:

Se você ia discutir que o design dela é prático pra uma mulher no Afeganistão, gostaria de te lembrar que a boneca oficial da Quiet tem
Se você ia discutir que o design dela é prático pra uma mulher no Afeganistão, gostaria de te lembrar que a boneca oficial da Quiet tem “seios macios”. Você acha que Big Boss tem a pelvis macia também?

Não joguei ainda pra comentar, mas tem muito fã dizendo que Quiet é uma das personagens com mais profundidade de toda a série. Mas é muito triste que a personagem do possível maior game do ano seja representada dessa forma.

Quiet, estamos aqui pra te defender, irmã! Você merece um tratamento melhor
Quiet, estamos aqui pra te defender, irmã! Você merece um tratamento melhor

Um comentário em “Metal Gear Solid V e o estereótipo personificado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s